Categories: NOVA YORK

CHRYSLER BUILDING

O prédio da Chrysler é considerado um dos edifícios mais bonitos do mundo com seus 77 andares, 319 metros de altura e coroa de aço inoxidável que brilha soberana no céu de Manhattan. Reconhecido exemplo de Art Déco, foi a primeira construção a ultrapassar os 305 metros de altura e dele foram transmitidas as primeiras imagens coloridas de televisão em 1940.

História

A década de 20 foi marcada por grande progresso industrial, sobretudo no setor automotivo, onde um empresário chamado Walter P. Chrysler se destacou por fabricar carros considerados modernos para a época.

Em 1928 a Chrysler Corporation se tornou a segunda maior fabricante de automóveis do mundo e líder industrial nos Estados Unidos com duas novas linhas de carros: Plymouth e DeSoto. Diferentemente de outros empresários do ramo, Chrysler queria ter a sede de sua companhia em Nova York ao invés de Detroit e havia decidido construir um edifício imponente, uma declaração às glórias da era moderna.

As obras foram iniciadas em 19 de setembro de 1928 e seguiram em ritmo acelerado, sendo feitos 4 andares por semana.

Na época, outros dois prédios eram construídos: o Manhattan Bank, hoje conhecido como Trump Building e o Empire State Building. Sendo levantados na mesma cidade e ao mesmo tempo, iniciaram uma “corrida para o céu”, uma disputa para ver qual estrutura seria a mais alta da cidade e, então, do mundo.

O curioso desta competição é que o arquiteto responsável pelo Manhattan Bank, H. Craig Severance, era ex-sócio daquele que construía o Chrysler Building, William Van Alen, o que tornou a disputa ainda mais acirrada entre os dois projetos.

Em outubro de 1929 a estrutura do Manhattan Bank estava praticamente completa e todos acreditavam que Chrysler havia perdido a disputa. Foi quando Van Alen pôs em prática seu plano secreto: o “vertex”, um espiral de aço inoxidável com tamanho equivalente a sete andares estava sendo construído dentro do prédio, no vão dos elevadores.

Num dia tranquilo, em apenas 90 minutos, a ponta metálica foi erguida para o topo do prédio, tornando o Chrysler Building o edifício e a estrutura mais alta do mundo, superando a Torre Eiffel e seus outros competidores. Não havia mais chances de Severance alterar o projeto do Manhattan Bank.

O prédio foi terminado oficialmente em 27 de maio de 1930 e alguns meses depois, infelizmente, foi desbancado pelo Empire State Building que se tornou, por muitos anos, o mais alto de Nova York.

Curiosidade

Seguindo instruções de Chrysler, a torre Art Decó de aço inoxidável lembra a grade de um radiador de automóvel.

O metal chamado “Nirosta”, foi escolhido por sua capacidade de refletir a luz do sol como o chassi de um carro novo.

Abaixo da coroa prateada as oito cabeças de águia são similares à do capô do Chrysler Plymouth 1929.

Os cantos do prédio exibem tampas de radiadores de veículos Chrysler.

jmcpalazzo

Share
Published by
jmcpalazzo

Recent Posts

INTRODUÇÃO

É a capital administrativa da Suíça. Situada no centro do país, tem uma área de…

7 meses ago

BÄRENGRABEN

O Parque dos Ursos foi inaugurado em 2009. Com 6.000 m², é um parque moderno…

7 meses ago

BÄRENPLATZ

A Bärenplatz (praça do urso) tem esse nome por causa da toca do urso que…

7 meses ago

BERNISCHES HISTORISCHES MUSEUM

O Museu Histórico de Berna possui extensas coleções sobre a pré-história e a história antiga…

7 meses ago

INTRODUÇÃO

Basileia está localizada no noroeste da Suíça e faz fronteira com a Alemanha e com…

7 meses ago

AUGUSTINERGASSE

A Augustinergasse é uma viela pitoresca que segue ao norte da Münsterplatz, ao longo das…

7 meses ago