Pular para o conteúdo principal

BROOKLYN BRIDGE

Construída entre 1869 e 1883, a Ponte do Brooklyn tem 1.800 metros de extensão e foi uma das primeiras pontes suspensas dos EUA. Na época, era a maior ponte suspensa do mundo, que passou a ligar Manhattan ao Brooklyn, na época duas cidades separadas.

As enormes torres góticas em cada extremidade chamam ainda mais atenção à noite, quando estão iluminadas, e seus altos arcos alongados são um símbolo de Nova York.

Curiosidade

A ponte foi projetada pelo Alemão John A. Roebling que teve a ideia de uma ponte cruzando o rio East ao ficar preso no gelo, na balsa em que ia para o Brooklyn.  Às vésperas do início das obras teve o pé esmagado entre a balsa e o ancoradouro e morreu semanas depois. Seu filho Washington Roebling terminou a ponte, mas em 1872 contraiu o “mal do mergulhador” e ficou parcialmente paralisado. Sua mulher, sob sua orientação, assumiu o trabalho.

Na ponte trabalharam 600 homens e 20 morreram. A maioria das mortes foi em consequência do “mal do mergulhador”, causado pela diferença de pressão na volta à superfície, depois de escavar sob a água.