Pular para o conteúdo principal

INTRODUÇÃO

Nazaré é a maior cidade árabe de Israel, situada ao norte do país, a 157 km de Jerusalém.

Está localizada sobre um platô, a cerca de 350 m acima do nível do mar entre as montanhas da baixa Galiléia.

Nazaré tem uma população de 76 551 (em 2017). A maioria de seus residentes são cidadãos árabes de Israel, dos quais 31,3% são cristãos e 68,7% são muçulmanos. A região metropolitana tem uma população de aproximadamente 185.000, dos quais mais de 145.000 são árabes.

Conhecida por seu significado religioso na fé cristã, Nazaré é a terra natal de José e Maria e o local da Anunciação, quando Maria foi informada pelo arcanjo Gabriel que teria Jesus como seu filho. Jesus passou aqui parte de sua vida, desde sua volta do Egito na infância até os 30 anos.

Nazaré é também o lar de algumas das mais belas igrejas do Oriente Médio. Entre elas destacam-se:

Basílica da Anunciação: é a maior do Oriente Médio. De tradição Católica Apostólica Romana, ela assinala o lugar onde o arcanjo Gabriel anunciou o nascimento de Jesus à Virgem Maria.

Igreja de São Gabriel:  foi construída pela Igreja Ortodoxa sobre um sítio alternativo da Anunciação.

Igreja Sinagoga: de propriedade da Igreja Greco—Católica Melquita, está localizada sobre o sítio da sinagoga onde, de acordo com a tradição, Jesus pregou.

Igreja da Carpintaria de São José: ocupa o local onde funcionava a oficina de José.

Igreja Mensa Christi:  gerida pela ordem religiosa dos franciscanos, celebra o lugar onde Jesus teria feito sua refeição com os apóstolos após a ressurreição.

Basílica de Jesus Adolescente:  gerida pela ordem religiosa dos salesianos, ocupa um morro próximo à cidade.