Montreux é descrita como uma preciosidade da Riviera Suíça. Com cerca de 25.199 habitantes, está localizada na margem setentrional do lago de Genebra (ou Lac Léman).
A língua oficial é o francês, falado por 74,4% da população. A segunda língua mais falada é o alemão, com 6,2%, seguida pelo italiano, com 4,0%.
É mundialmente conhecida por abrigar o Festival de Jazz de Montreux.
Em Montreux é disputado anualmente, desde 1984, o Montreux Volley Masters, torneio internacional de voleibol feminino.
Ao longo dos anos, Montreux foi lar de dezenas de artistas, escritores e músicos com Mary Shelley, Leon Tolstoi, Hans Christian Andersen e Vladimir Nabokov.
Curiosidades
No calçadão junto ao lago há um cassino reconstruído após um incêndio, que foi celebrizado pelo conjunto Deep Purple. Em 4 de dezembro de 1971, durante um show de Frank Zappa um fã provocou um incêndio. As chamas de fumaça que pairavam sobre as águas do lago foram avistadas por Ian Gillan, vocalista da banda Deep Purple que estava em seu quarto no hotel, e essa visão o inspirou a compor “Smoke on the Water”.
Freddie Mercury, vocalista da banda britânica Queen, residiu em Montreux após descobrir que estava com AIDS, compondo para cidade a música “A Winter’s Tale”. Na Place du Marché, às margens do Lago Genebra, foi erguida em 1996 uma estátua em sua homenagem.
É a capital administrativa da Suíça. Situada no centro do país, tem uma área de…
O Parque dos Ursos foi inaugurado em 2009. Com 6.000 m², é um parque moderno…
O Museu Histórico de Berna possui extensas coleções sobre a pré-história e a história antiga…
Basileia está localizada no noroeste da Suíça e faz fronteira com a Alemanha e com…
A Augustinergasse é uma viela pitoresca que segue ao norte da Münsterplatz, ao longo das…