A Piazza Grande é a praça principal de Modena, situada no centro histórico da cidade, local onde funcionava o governo e também o poder religioso.
Tem como destaques o campanário de Ghirlandina, os arcos do Palazzo Comunale, escritórios da administração que foram no passado usados como tribunais judiciários e criminais, e a Catedral.
A praça era o lugar onde o poder se comunicava, celebrava e se representava, mostrando também a face terrível e sombria dos rituais de justiça. Cadáveres anônimos encontrados sob os arcos, recolhidos nos canais ou ainda retirados do laço que pendia do Palácio eram ali colocados para identificação.
Era também palco de solenes procissões religiosas que percorriam as principais ruas da cidade. A própria Câmara Municipal organizava, com grande participação do povo, procissões, representações sacras e festas em honra do Padroeiro São Geminiano.
Durante a segunda metade do século XX, a piazza grande passou a ser usada para eventos culturais.
A Piazza Grande, juntamente com a Catedral e a torre Ghirlandina, faz parte da Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997.
Istambul é a única cidade do mundo a se estender sobre dois continentes: Europa e…
A Antiga Mesquita da Sultana-Mãe está situada na colina acima de Üsküdar. Esta edificação foi…
Os primeiros registros de banhos turcos remontam ao século XIV, durante o vasto reinado do…
A Basílica de Santa Sofia é uma das grandes obras arquitetônicas do mundo. Chamada de…
O Bazar das Especiarias, também chamado de Bazar Egípcio, é um dos melhores lugares da…
A Casa da Virgem Maria (em turco: Meryem Ana ou Meryem Ana Evi, "Casa de…