A igreja Santa Maria delle Grazie é famosa por abrigar uma das mais importantes obras de arte da história, A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, também chamada de Cenacolo. Foi construída em estilo gótico e românico por ordem do duque Francisco Sforza em 1490, como parte de um convento da Ordem Dominicana. A abside, o claustro e uma majestosa cúpula foram projetados por Bramante.
Nesta obra, Leonardo da Vinci rejeitou a técnica de pintar no gesso molhado e aplicou a têmpera na parede seca. O resultado, repleto de sutilezas, deteriorou-se muito com o tempo e é quase impossível deter a descamação da pintura. A restauração tem sido muito difícil, mas hoje a pintura está protegida com um complexo sistema de filtragem do ar.
Para a criação da obra Leonardo da Vinci fez uma pesquisa exaustiva, criando uma infinidade de esboços preparatórios. Alguns afirmaram que seu comportamento era bastante extravagante. Em algumas ocasiões, ele começava a pintar cedo e não parava sequer para comer, enquanto em outros dias vagava pela cidade em buscas de rostos que o inspirassem.
Um dado curioso é que, apesar do vasto tempo de dedicação à sua obra, Leonardo da Vinci não recebeu pagamento e nem se preocupou em cobrar.
O artista decidiu pintar de forma realmente original um dos momentos mais especiais da ceia, justamente após Jesus ter anunciado que um deles era um traidor. A pintura é capaz de captar as reações de espanto dos apóstolos.
A pintura sofreu muitas adversidades com o passar do tempo. Como foi feita sobre gesso seco, a obra começou a descamar após ser finalizada. Durante os séculos XVIII e XIX houve algumas tentativas mal sucedidas de restauração e conservação.
Durante o transcurso da guerra, as tropas de Napoleão usaram a parede para fazer práticas de tiro e em 1943 os bombardeios destruíram o teto do quarto, deixando a pintura exposta as intempéries durante vários anos.
Depois de anos de intensa restauração, A Última Ceia de Leonardo da Vinci recuperou parte do seu esplendor original e pode ser contemplada pelos turistas.
É a capital administrativa da Suíça. Situada no centro do país, tem uma área de…
O Parque dos Ursos foi inaugurado em 2009. Com 6.000 m², é um parque moderno…
O Museu Histórico de Berna possui extensas coleções sobre a pré-história e a história antiga…
Basileia está localizada no noroeste da Suíça e faz fronteira com a Alemanha e com…
A Augustinergasse é uma viela pitoresca que segue ao norte da Münsterplatz, ao longo das…