Location

LAGO DI COMO

Rodeado por um cenário de sonho, com montanhas e encostas acidentadas, o Lago di Como tem atraído visitantes em busca de passeios de barco, caminhadas pelas montanhas, descanso ou inspiração.

Localiza-se entre os Alpes e o Vale do Rio Pó, perto de divisa coma Suíça. Com uma área de 146 km², é o terceiro maior lago da Itália depois do Lago de Garda e do Lago Maggiore.

O estreito norte, em especial, fica envolvido em uma calma quase misteriosa. Com forma de “Y“ invertido esculpida pela erosão glacial, o lago oferece lindas vistas dos Alpes e das cidades de Como e Lecco.

DESTAQUES

  • Bellagio: no vértice dos dois braços do lago, este balneário oferece um agradável calçadão à beira d’água. Local mais famoso do lago onde as ruas estreitas e as vistas do lago são inesquecíveis.
  • Varenna: aqui destacam-se um porto de ferryboat e um castelo em ruínas do século XI.
  • Fiumelatte: ao sul, há um rio espumoso, o “rio de leite”.
  • Tremezzo:  a localidade de Tremezzo é um importante centro turístico graças à Villa Carlota, uma imponente residência neoclássica construída em 1843 como presente de casamento para a Carlota da Prússia. Oferece exuberantes jardins e lindas vistas.
  • Menaggio:  agradável centro turístico que ainda conserva sua estrutura medieval e restos do antigo castelo. Ao lado do lago podemos ver numerosas vilas e belas casas com pórticos.
  • Como: fundada pelos romanos em 196 a.C., o povoado que dá nome ao Lago de Como é um destino turístico muito frequentado graças às suas belas paisagens.
    Há um belo Duomo de estilos renascentista e gótico, com entalhes na fachada.
    Utilizando o funicular até Brunate tem-se vistas espetaculares tanto do lago quanto da cidade de Como.

CURIOSIDADES

A beleza da costa oeste, a partir do século XIX, começou a atrair nobres europeus e magnatas americanos durante a temporada de verão. Personagens famosos como Liszt, Byron, Stendhal e Churchill passaram longos períodos no lago.

No fim da Segunda Guerra, o lago foi cenário da prisão de Mussolini durante a sua fuga para a Suíça, marcando o fim do Fascismo italiano.

Mais recentemente, o lago foi cénario de filmes, como por exemplo, “Ocean’s Twelve”, “Star Wars”, “007 Casino Royale”, “Doze Homens e um Segredo”, etc.

O Lago de Como é o refúgio do ator George Cloney. Sua mansão é a Villa Oleandra, palacete do século XVIII que fica no vilarejo Laglio.  Foi comprada por Cloney por 10 milhões de dólares em 2002.

Outros famosos como Madonna e Gianni Versace têm também ali suas casas de veraneio.