INTRODUÇÃO

Milão é a capital da região da Lombardia.  A população da área urbana é de  1,352.000 de habitantes (2017).

É limitada pelos rios Ticino, Adda e Pó, pelo lago de Como e ao norte pela fronteira suíça.

Durante a Segunda Guerra Mundial foi gravemente atingida por bombardeios e, depois da ocupação alemã, tornou-se o principal centro da resistência italiana.

A partir da segunda metade do século XIX, passou por um intenso processo de urbanização devido a sua expansão industrial.

No século XX estabilizou-se como o maior centro financeiro italiano e tornou-se uma das capitais mundiais da moda, da indústria e do design.

O nome da cidade veio de um composto das palavras em latim médio e planum (“meio do plano”). É situada na interseção das rotas transalpinas, e tornou-se há muito tempo um importante centro comercial, disputado por poderosas dinastias.

ECONOMIA

Milão é o coração industrial e financeiro da Itália. Possui empresas como Alfa Romeo, Pirelli e Techint. Produtos fabricados incluem maquinários, produtos químicos e farmacêuticos, biotecnologia, alimentos e bebidas.

A cidade é um centro global de comércio e design. O setor de moda conta com 12.000 empresas com marcas como Armani, Prada, Versace, Valentino etc.