PLAZA MAYOR
A Plaza Mayor está localizada no centro da cidade de Madrid. Tem formato retangular e está rodeada por edifícios de no máximo três andares. Essa determinação vale desde a última reforma realizada, em 1854, após três incêndios. Em 1848, foi colocada uma estátua do rei Filipe III montado sobre um cavalo para homenageá-lo, assim como também foram erguidos jardins, que foram retirados posteriormente.
A praça possui 120 metros de largura por 90 metros de comprimento. São quase 300 varandas distribuídas nos prédios que circundam a praça, protegida por pórticos de entrada.
Foi construída por Felipe V e é considerada a mais bela de toda a Espanha. É uma das praças mais espetaculares e maiores da Europa, onde foi cena dos autos-de-fé (queimação pública), execuções, casamentos reais, danças e touradas. Hoje em dia é bem mais calma, porém ainda utilizada para feiras, bazares e shows ao vivo como os festivais Veranos de La Villa e de San Isidro, e a tradicional festa de Natal, em dezembro.
O pórtico mais conhecido é o Arco de Cuchilleros (arco dos faqueiros), na esquina sudoeste da praça. Ao centro, no lado norte, ergue-se a Casa de la Panadería e à sua frente, no lado sul, a Casa de la Carnicería. Debaixo dos pórticos, nas suas arcadas, estão estabelecidas lojas tradicionais, constituindo um dos pontos turísticos de maior relevo na cidade.