PLAZA DE ORIENTE
A Plaza de Oriente é a monumental praça com diferentes jardins e uma excelente exposição de esculturas.
Concebida em 1844 pelo arquiteto Narciso Pascual y Colomer, a praça foi construída por ordem do rei José I após a demolição das casas medievais que se encontravam na região.
Os destaques da praça são os dois edifícios do entorno, o Palácio Real e o Teatro Real.
No centro da praça encontra-se a principal das esculturas, uma estátua de Felipe IV montado a cavalo feita em bronze, a primeira do mundo a sustentar-se em pé apenas sobre as duas patas traseiras. Para realizar esta proeza, o criador da escultura (que a concebeu com base nos quadros do rei pintados por Velázquez) contou com a ajuda de Galileu Galilei.
Há também uma coleção de esculturas de vinte reis espanhóis feitas de calcário. A ideia original era que as peças fossem utilizadas na decoração do Palácio Real, mas elas acabaram sendo destinadas à Plaza de Oriente.
Os jardins centrais, construídos em 1941, estão distribuídos em forma de grade e formam atrativos canteiros com plantações florais, cercas vivas e ciprestes. Na parte exterior da praça encontram-se dois jardins frondosos, os Jardins del Cabo Noval e os de Lepanto.
No terraço entre a Catedral e o Palácio, escavações arqueológicas buscam desvendar os vestígios da fortaleza muçulmana e as fundações do Alcázar de Felipe II, soterrados pelo edifício do Palácio Real posterior.