Pular para o conteúdo principal

PLAZA DE CIBELES

A Plaza de Cibeles é uma das intersecções que tem o trânsito mais movimentado de Madrid e também conhecido pelo seu famoso marco A fonte de Cibeles.

A fonte foi projetada por Ventura Rodriguez e destaca Cibele, a deusa romana da fertilidade e símbolo da natureza e da abundância, conduzindo sua carruagem puxada por dois leões.

Além de ser um dos monumentos mais representativos de Madrid, a Fonte de Cibeles é há muito tempo o lugar de celebração das vitórias do Real Madrid. Também é o lugar escolhido para outras celebrações esportivas, como as da Seleção Espanhola de futebol e de basquete.

Fonte de Cibeles

Edifícios que rodeiam a praça:

  • Palácio de Cibeles: O majestoso edifício do Palácio de Cibeles, antes conhecido como Palácio das Comunicações, é um dos mais representativos da história de Madrid. Inaugurado em 1919, o edifício funcionou como sede central dos Correios até que foi reformado para abrigar a Prefeitura e um centro cultural. O mirante e o restaurante da parte superior oferecem boas visitas do centro.

    Palácio de Cibeles
  • Palácio de Buenavista: Construído em 1777 como residência dos duques de Alba, na atualidade o palácio rodeado por uma zona repleta de árvores é a sede do Quartel General do Exército.
  • Banco de Espanha: inaugurada em 1891, a sede central do Banco de Espanha conta com um imponente exterior com escassa decoração e um belo interior decorado com uma excelente coleção de pintura que inclui obras de Goya, Mengs, Maella e Vicente López.

    Banco de Espanha
  • Palácio de Linares: Construído em 1900 sob as ordens do marquês de Linares, anos mais tarde foi restaurado para se tornar a Casa de América, uma instituição que pretende fomentar as relações culturais entre a Espanha e os países ibero-americanos.