Flamenco é um gênero de música e dança originário da região de Andaluzia, no sul da Espanha, que nasceu a partir de uma mistura de influências árabes, ciganas e judias.
Com seus altos e baixos, ele viveu sua época de ouro nos anos de 1869 e 1910, em que foram criados “cafés cantantes”, onde as pessoas cantavam e dançavam ao som da música flamenca. Com a fama destes locais, os guitarristas se solidificaram nesse meio, e tornaram-se essenciais na composição do mesmo, criando assim a atual guitarra flamenca.
O flamenco espanhol se divide em 3 categorias: Flamenco Jondo ou Antigo, que é o mais tradicional; Flamenco Clássico, o mais moderno e que utiliza novas técnicas; e o Flamenco Contemporâneo, uma mistura dos outros dois já citados, adicionando a eles o jazz e o fusion. Essas categorias se subdividem em palos. Os palos são estruturas rítmicas características do flamenco.
Segundo a espanhola e andaluza Cristina Hoyos, Flamenco é “uma mescla maravilhosa de todas as culturas que passaram pela Andaluzia que nos deixou suas marcas e que aqui criaram forma. A mistura é sempre boa e tudo o que passou por esta terra criou algo maravilhoso chamado Flamenco”.
O flamenco é a mais verdadeira e harmônica integração entre arte, cultura e teatralidade na Espanha. Ela, por si só, contagia e faz lembrar de um passado distante, porém marcante, de um povo que, para aliviar a dor, usou a música como a mais bela forma de arte e desabafo.
Alguns dos restaurantes com apresentações de flamenco:
É a capital administrativa da Suíça. Situada no centro do país, tem uma área de…
O Parque dos Ursos foi inaugurado em 2009. Com 6.000 m², é um parque moderno…
O Museu Histórico de Berna possui extensas coleções sobre a pré-história e a história antiga…
Basileia está localizada no noroeste da Suíça e faz fronteira com a Alemanha e com…
A Augustinergasse é uma viela pitoresca que segue ao norte da Münsterplatz, ao longo das…