A cozinha luxemburguesa é influenciada pela dos países vizinhos França, Bélgica e Alemanha. Recentemente, foi influenciado também pelos imigrantes italianos e portugueses.
Como na Alemanha, a maioria dos pratos tradicionais de Luxemburgo são de origem camponesa, em contraste com a sofisticada cozinha francesa.
Os pratos mais consumidos são o judd mat gaardebounen (pescoço de porco defumado com feijão) e o rou-tou-tou (batata cozida).
A região possui muitas vinícolas, o que faz com que o vinho seja a bebida mais consumida no país, como o Elbling e o Rivaner. As cervejas locais também são muito apreciadas, dentre elas a Mousel, a Simon Dinkel e a Diekirch.
Típico também é o guisado de lebre e o presunto das Ardenas (jambon d’Ardennes). Outras especialidades são pratos à base de peixes de água doce frescos como a truta e o lúcio.
Como o país está localizado no coração da Europa, permitiu que Luxemburgo estivesse em contato com muitas culturas ao longo de sua história: celta, romana, teutônica, espanhola, italiana, inglesa e austríaca. Todas estas culturas aparecem na gastronomia do país.
Um exemplo é o “kuddelfleck”, um prato feito de estômago de vaca, coberto de farinha de rosca e frito em óleo. Diz-se que este prato tem influências inglesas e escocesas.
O “kachkéis”, um tipo de queijo local, tem influência direta das tropas espanholas. O “pastaschutta”, também conhecido como espaguete à bolonhesa, tem um toque de Luxemburgo. Eles acrescentam carne picada de porco e de boi ao espaguete.
Para os amantes de chocolate, está localizado em frente ao Palácio Grão-Ducal, a Chocolate House, que apresenta uma nova e deliciosa experiência de chocolate.
A especialidade da casa é o famoso chocospoon. Você escolhe o seu sabor preferido (há mais de 40 sabores), e eles lhe trazem uma grande xícara de leite quente; você coloca o chocolate e então você terá um chocolate quente incrivelmente bom. E para acompanhar um enorme pedaço de bolo com cobertura e recheios variados.
Istambul é a única cidade do mundo a se estender sobre dois continentes: Europa e…
A Antiga Mesquita da Sultana-Mãe está situada na colina acima de Üsküdar. Esta edificação foi…
Os primeiros registros de banhos turcos remontam ao século XIV, durante o vasto reinado do…
A Basílica de Santa Sofia é uma das grandes obras arquitetônicas do mundo. Chamada de…
O Bazar das Especiarias, também chamado de Bazar Egípcio, é um dos melhores lugares da…
A Casa da Virgem Maria (em turco: Meryem Ana ou Meryem Ana Evi, "Casa de…