| |

MURALHAS DA CIDADE

MURALHAS DE CONSTANTINOPLA

As muralhas de Constantinopla foram um dos mais impressionantes sistemas defensivos da antiguidade e da Idade Média.

Construídas e aprimoradas ao longo dos séculos, foram fundamentais para a proteção da cidade por mais de mil anos.

As muralhas estão entre os mais impressionantes resquícios do passado bizantino da cidade. Pontilhadas por portas monumentais e reforçadas por torres, elas contornam o centro da cidade em um grande arco, estendendo-se de Yedikule, no mar de Mármara, a Ayvansaray, no Chifre de Ouro.

Os subúrbios vizinhos das muralhas, especialmente Edirnekapi e Topkapi, são habitados por famílias de classe baixa e intercalados por áreas abandonadas, por onde é perigoso se aventurar.

Espalhados por esses bairros, no entanto, estão importantes vestígios de outros tempos, particularmente dos bizantinos.

A atração de maior destaque aqui é a Ex-Igreja de São Salvador em Chora, com seus mosaicos e afrescos belamente preservados.

As muralhas foram iniciadas no século IV, durante o reinado do imperador Constantino I, e ampliadas no século V por Teodósio II.

 

MURALHAS DE TEODÓSIO (Teodos II Surlari)

As muralhas de Teodósio são um símbolo da engenharia militar bizantina. Em Istambul ainda existem trechos destas muralhas e são patrimônio histórico.

Foram erigidas entre os anos de 412 e 422, durante o reinado de Teodósio II.

Com suas 11 portas fortificadas e 192 torres, esta grande cadeia de muralhas duplas protegeu Constantinopla de invasões por mais de mil anos. Estendendo-se por 6,5km, do mar de Mármara ao Chifre de Ouro, as muralhas foram construídas com fileiras de azulejos vermelhos intercaladas com blocos de calcário.

Muitos trechos das muralhas foram reconstruídos. Os estudiosos criticaram a restauração por causa do uso de materiais modernos.

Importância histórica

Resistiram a diversos cercos, inclusive dos ávaros, persas, árabes e búlgaros.

Só foram superadas em 1453, quando os otomanos, liderados por Mehmed II, usaram canhões para romper as defesas e conquistar a cidade.