MESQUITA DE ORTAKÖY (Büyük Mecidiye Camii)
A Mesquita de Ortaköy está localizada em um dos lugares mais bonitos do Bósforo. A mesquita tem um exterior que apresenta elementos neoclássicos e barrocos e oferece uma vista maravilhosa para aqueles que fazem um cruzeiro no Bósforo.
É uma das estruturas mais bonitas de Istambul, também conhecida como a joia do Bósforo devido à sua localização deslumbrante à beira da água. A mesquita está localizada no belo bairro de Ortaköy e foi construída entre 1854 e 1856 por ordem do sultão otomano Abdülmecid I.
Um detalhe curioso desta mesquita é o jogo de luzes causados pelos reflexos na água do Bósforo, que entram na mesquita através das amplas e altas janelas.
O edifício tem uma cúpula central, decorada com mosaicos rosa, e dois altos minaretes. Frequentemente aparece em filmes, postais e redes sociais.
Curiosidade sobre a Mesquita Ortaköy
Restaurada com o cuidado meticuloso de um joalheiro, os remates da mesquita foram renovados, a folha de ouro foi aplicada, o chumbo foi substituído e a fachada externa foi renovada devido ao desgaste das pedras. O exterior, escurecido pela poluição do ar, foi limpo com microjateamento. A metalurgia das janelas foi retrabalhada individualmente e o vidro foi fabricado especialmente para impedir a entrada de ar e água. O piso de concreto armado foi removido e substituído por madeira. A entrada suspensa também foi removida. Foi construída uma cúpula de concreto armado com paredes duplas, e a mesquita foi reforçada com estacas escavadas para proteção contra terremotos. A mesquita foi reformada ao longo de três anos, mantendo-se fiel à sua estrutura histórica, e reaberta ao culto em 2014.