Location

PONTE VECCHIO

É a ponte mais antiga da Europa. Foi construída ainda na Roma Antiga e era feita originalmente de madeira. Foi destruída pelas cheias de 1333 e reconstruída em 1345, com projeto de Taddeo Gaddi. Nos séculos XV e XVI os pórticos da ponte foram cobertos, dando origem as lojas, principalmente açougues.

Cosimo I de ‘Medici, encarregou Giorgio Vasari de realizar uma conexão elevada e coberta, o famoso Corredor Vasariano que une o Palazzo Vecchio com a Galeria Uffizi e o Palazzo Pitti do outro lado do rio.  Permitia assim que os membros da corte se movessem de uma residência para outra, sem correr riscos e em total privacidade. A partir do século XVII os Medici colocaram ao longo do corredor uma coleção de mais de 700 obras de arte de Andrea del Sarto, Rubens Rembrandt, Canova e outros. O corredor original tinha pequenas janelas e aberturas circulares com grades de ferro para a proteção de ataques vindos de fora. Em 1941, por ocasião da visita de Hitler, o ditador Benito Mussolini mandou abrir janelas novas e grandes para que seu convidado pudesse ter uma vista extensa do Rio Arno.

Em 1593 acabaram por considerar que a presença de um mercado, com seus cheiros e ruídos, não era adequada para um “local muito frequentado por cavalheiros e estrangeiros”. O duque Fernando I solicitou então que os açougueiros fossem removidos da ponte, para dar lugar às lojas de ourivesaria e joalheria da cidade.

Há um busto do famoso ourives Benvenuto Cellini no meio da ponte. Foi a única ponte em Florença não destruída na Segunda Guerra Mundial, graças à ação do cônsul alemão Gerhard Wolf.

Curiosidade

Diz-se que a palavra bancarrota teve origem ali. As mercadorias eram mostradas sobre os bancos, e quando um mercador não conseguia pagar as dívidas, a mesa (banco) era quebrada (rotto) pelos soldados. Essa prática era chamada bancorotto.