O Giardino di Boboli é o jardim estilizado renascentista foi projetado para os Medici no século XVI a partir de um projeto do arquiteto Niccolò Pericoli. A parte mais clássica do jardim conduz a bosques mais selvagens com azinheiros e ciprestes. Inúmeras estátuas adornam os jardins que foram a inspiração para o desenho da maioria dos jardins reais em toda a Europa, como o de Versalhes. No alto fica o Forte de Belvedere.
Destaques
Grotta del Buontalenti: Uma caverna artificial criada no século XVI com lindas decorações de mosaicos, estátuas e afrescos.
Museo delle Porcellane:a coleção de porcelanas é formada por peças doadas aos grão-duques por outros soberanos europeus. As peças foram em grande parte trazidas para Florença pela família Savoy. O acervo inclui pratos, chávenas e canecas representativas, dedicadas às novas modas de tomar café e chocolate quente, e numerosos bules, jarras e estatuetas, todos decorados com rococó e motivos neoclássicos.
Il Viottolone: é a avenida de forte inclinação decorada por um grande número de esculturas e duas fileiras de ciprestes que foram plantadas em 1637.
Kaffehouse: é uma obra arquitetônica de estilo rococó de Zanobi del Rosso, projetada em 1776. Está localizada em um ponto panorâmico, no final do Viottolone, que permite uma vista maravilhosa da cidade.
Jardim dos Cavaleiros: o jardim forma o limite sudeste dos Jardins de Boboli e seu ponto mais alto, definido por um aterro de onde se pode apreciar as colinas ao sul de Florença.
Fontana del Nettuno: Uma bela fonte em estilo barroco com a figura do deus Netuno no topo.
Palazzina della Meridiana: Um palácio construído no século XVIII com belos afrescos e jardins.
Limonaia: Uma estufa construída no século XVIII para abrigar limoeiros e outras plantas cítricas.
Outras atrações próximas ao Jardim de Boboli
Forte di Belvedere: foi projetado por Bernardo Buontalenti para o Grão-Duque Fernando I no final do século XVI. Do alto do enorme bastião os soldados vigiavam para proteger o palácio Pitti, tanto para segurança interna como contra ataques vindos de fora.
Giardino Bardini: é dividido em três setores: o jardim italiano com um canteiro de rosas e peônias e uma escadaria que leva até a loggia belvedere, o bosque inglês com um jardim anglo-chinês e com o canal do dragão ao fundo, e o parque agrícola com um pomar e jardins de rosas e hortênsias.
Museo Roberto Capuccci: abriga uma coleção de alta-costura da Capucci e exposições temporárias.
Giardino Torrigiani: é o maior espaço verde privado da Europa dentro de um centro histórico. Possui três espécies de árvores raras, amplos gramados de estilo inglês, leões esculpidos, uma estufa restaurada e restos dos muros da cidade construidos no governo de Cosme I, em 1544.
Museo di Storia Naturale: Zoologia la Specola: uma das seções do museu de história natural de Florença. Exibe cerca de 5 mil animais. O grande destaque é a coleção de modelos de cera de partes da anatomia humana em vários estágios de doenças.