GALLERIA DELL’ACCADEMIA
A Galleria dell’Accademia fundada em 1563 foi a primeira escola criada na Europa para ensinar as técnicas de desenho, pintura e escultura. O acervo de arte exibido atualmente foi formado em 1784 para servir de material de estudo e modelo para os alunos.
A obra mais famosa em exposição é o Davi (1504) de Michelangelo, um nu colossal de 5,2 metros do herói bíblico que matou o gigante Golias.
Os detalhes sutis da peça original (as veias nos braços fortes, os músculos das pernas, a mudança na expressão conforme você se mexe em volta da estátua) são impressionantes.
Foi esculpido em um único bloco de mármore no qual dois outros escultores tinham trabalhado antes e desistiram.
A obra mais famosa de Michelangelo também foi a mais desafiadora para o artista: ele não escolheu o mármore, a pedra tinha veios, e suas dimensões gigantescas já estavam decididas.
Quando a estátua do guerreiro nu, mostrado pela primeira vez como um homem no auge da vida, assumiu seu pedestal em frente ao Palazzo Vecchio em 1504, os florentinos logo o adotaram como um forte emblema do poder, da liberdade e do orgulho cívico de Florença.
A escultura foi transferida para a Accademia em 1873 para ser melhor cuidada. No local original pode ser vista uma cópia, como também na piazzale Michelangelo.
A estátua de Davi consagrou Michelangelo, aos 29 anos, como o principal escultor de sua época.
Outros destaques da galeria:
- Quatro Prigioni: os Quatro Prisioneiros foram esculpidos para adornar o túmulo do papa Júlio II. As figuras musculosas que parecem estar lutando para se soltarem da pedra estão entre as obras mais notáveis de Michelangelo. Mais tarde foram presenteados à família Medici pelo sobrinho do artista, Leonardo.
- San Matteo: obra inacabada de Michelangelo.
- Madonna del Mare: de Botticelli.
- Vênus e Cupido: de Jacopo Pontormo, baseada em um esboço de Michelangelo.
- Cassone Adimari: de Lo Scheggia. Uma arca de madeira com elaborada pintura que foi parte do enxoval de uma noiva rica.
As salas próximas exibem pinturas de Andrea Orcagna, Taddeo Gaddi, Domenico Ghirlandaio, Filippino Lippi e Sandro Botticelli.
O Salone della Toscana apresenta pinturas e esculturas mais modernas de membros da Accademia do século XIX e modelos em gesso do escultor Lorenzo Bartolini.