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CATEDRAL DE FLORENÇA

A catedral de Florença, ou o Duomo di Firenze, é dedicada à Virgem Maria e por isso é também chamada de Santa Maria del Fiore.

A catedral florentina é uma das maiores igrejas do cristianismo, possui 160 metros de comprimento, 43 metros de largura e 90 metros no transepto.

Sua construção começou em 1296 e terminou em 1436, sendo projetada para comportar 30.000 pessoas. Iniciada pelo arquiteto e escultor Arnolfo di Cambio,  e com a morte deste a construção foi adiada e retomada em 1334 por Giotto di Bondone (1267-1337), que projetou o campanário para os sinos. Novamente interrompida com a sua morte, o projeto continuou com Andrea Pisano e Francesco Talenti, sendo completada em 1359.

A catedral possui uma estrutura em cruz latina, tendo uma nave central, duas laterais e uma abside posterior.

As características relacionadas ao estilo gótico da catedral foram escondidas atrás dos diferentes tipos de mármore, vindos de diferentes regiões da Toscana: o branco de Carrara, o vermelho de Siena e o verde de Prato.

A fachada da Catedral foi destruída no final do século XVI e Emilio de Fabris a redesenhou fazendo algumas alterações e incorporando o mármore de várias cores.

A finalização do Duomo teve também a participação de dois importantes artistas: o escultor e ourives Lorenzo Ghiberti e o arquiteto e escultor Filippo Brunelleschi que esculpiu as estátuas e projetou a cúpula que faria da catedral florentina a maior da sua época.

Destaques

    • Batistério:  O Battistero de San Giovanni de Florença data do século XI. É uma estrutura octogonal listrada de mármore branco e verde, com três conjuntos de portas concebidas como uma série de painéis nos quais a história da humanidade e a Redenção seriam contadas. As portas do sul foram executadas por Andrea Pisano em 1330, ilustrando a vida de São João Batista.
      Os famosos portões de bronze foram encomendados em 1401 para celebrar o fim da peste na cidade. Lorenzo Ghiberti projetou as portas norte, após vencer um concurso envolvendo sete artistas.
      Após 21 anos trabalhando no portão norte, Ghiberti recebeu a encomenda do portão leste, apelidado por Michelangelo de “Portão do Paraiso”. Os dez painéis em relevo mostram temas bíblicos.
      As três portas estão agora guardadas na Sala del Paradiso do Museo dell’Opera del Duomo e foram substituídas no local por cópias.
      Mosaicos coloridos do século XIII ilustrando o Juízo Final decoram o teto da pia batismal, na qual muitos florentinos famosos foram batizados, inclusive Dante.
    • Cúpula de Brunelleschi: foi construída entre 1420 e 1436 com um projeto de Filippo Brunelleschi. Inspirando-se no Panteão de Roma, Brunelleschi chegou a uma inovadora solução de engenharia com um formato octogonal diferente de cúpulas concêntricas internas e externas apoiadas na torre circular, em vez de no próprio teto, o que permitiu que os artesãos a construíssem a partir do chão, sem precisar de uma estrutura de suporte de madeira. Mais de 4 milhões de tijolos foram usados na construção, todos colocados em anéis consecutivos usando um padrão de ziguezague vertical. O produto final tem 91m de altura e 45,5m de largura. O telhado da cúpula foi revestido de telhas vermelhas de cerâmica, com 45 metros de diâmetro e 100 metros de altura, tornando-se um símbolo de Florença.
      Da base da cúpula pode-se ter uma vista aérea do coro octagonal da catedral abaixo e das sete janelas circulares com vitrais de Donatello, Andrea del Castagno, Paolo Ucello e Lorenzo Ghiberti.


    • Campanário:  foi projetado por Giotto. É revestido de mármore toscano branco, verde e rosa. Possui uma base quadrada de 13,30 metros e uma altura de 85 metros, cujo topo é alcançado por uma escada de 414 degraus e dali, contempla-se uma ampla vista de Florença.. Os baixo-relevos ao redor da base, representam a Criação do homem e a attività humane (artes e ofícios). Os relevos da segunda camada representam os planetas, as virtudes cardinais, as artes e os sete sacramentos. As esculturas dos profetas e das sibilas nos nichos dos andares superiores são cópias de obras de Donatello e outros artistas.