Pular para o conteúdo principal

INTRODUÇÃO

Bratislava é a capital da Eslováquia. É a única capital no mundo que faz fronteira com dois países: a República Tcheca e a Áustria. A cidade é cortada pelo rio Danúbio em seu curso.

A população da cidade é de 417.389 habitantes (dados de 2014).

É uma das melhores cidades da Europa  e do mundo  em termos de qualidade de vida. Basta dizer que ostenta 110 metros quadrados de áreas verdes para cada habitante. Em São Paulo, por exemplo, esse número não passa de três metros quadrados.

Além disso, Bratislava foi poupada de bombardeios e batalhas nas duas guerras mundiais e, por isso, guarda preciosidades históricas e arquitetônicas.

História

Tribos de povos eslavos se fixaram no território da Eslováquia por volta do século VI ou VII. Mais tarde, a Hungria conquistou a região.

Em 1526, o Império Habsburgo da Áustria assumiu o controle da Hungria e da Eslováquia.

Após 1867 a área passou a fazer parte do Império Austro-Húngaro.

Em 1918, ao término da Primeira Guerra Mundial, a região eslovaca passou a integrar um novo país chamado Tchecoslováquia.

O país teve governo comunista entre 1948 e 1989. Após o final desse governo, a população eslovaca votou pela separação da Tchecoslováquia.

A Eslováquia tornou-se um país independente em 1° de janeiro de 1993, estabelecendo Bratislava como capital do país. Em 2004, passou a fazer parte da União Europeia.