INTRODUÇÃO
Bolonha (Bologna em italiano) é a capital da Emilia Romanha (Emilia Romagna em italiano). Está situada entre os rios Reno e o Savena, e tem cerca de 400.000 habitantes. É uma cidade universitária animada e cosmopolita.
É conhecida por ser a cidade “La Dotta, La Grassa, La Rossa“. Tem a mais antiga universidade da Europa (la dotta, de aprendizado); lugar onde come-se muito bem (la grassa, de gordura) e devido aos seus telhados terracotas (la rossa).
É frequentemente descrita como o mais irresistível polo gastronômico da Itália, que por sua vez é um dos países mais celebrados pelo mesmo motivo.
A cidade apresenta graciosas ruas, mais de 40 quilômetros delas cobertos por pórticos, além de construções medievais bem preservadas. É também uma referência cultural tanto por sua universidade, a mais antiga da Europa, fundada em 1088 e que teve entre seus alunos gênios como Dante Alighieri e Petrarca, quanto por sua programação de eventos, que inclui um dos melhores festivais de jazz do país.
Pórticos de Bolonha
Os pórticos de Bolonha representam um patrimônio arquitetônico e cultural da cidade. São quase 40 km de extensão só no centro histórico, e chegam a 62 km com os que estão fora dos limites da cidade.
Surgiram no início da Idade Média, como um prolongamento do sótão das casas com o objetivo de aumentar os espaços das habitações. Com o tempo foi necessário construir colunas de suporte para evitar que desabassem, criando assim os pórticos.
Eles ofereciam abrigo contra o mau tempo e o sol, permitindo andar pelas ruas em qualquer condição climática. Além disso, constituíam também um meio de expansão das atividades comerciais e artesanais, e tornavam os pavimentos térreos mais habitáveis, isolando-os da sujeira e do esgoto das ruas.
Em 1228 o aumento da população da cidade, devido à presença da Universidade e à forte migração do campo, obrigou a Câmara Municipal de Bolonha a intervir e regulamentar a prática construtiva das arcadas.
Devido ao seu significado artístico e cultural, em 2021 uma parte das arcadas de Bolonha passou a ser um Patrimônio Mundial da UNESCO.