ARCHIGINNASIO DE BOLONHA
O Archiginnasio de Bolonha foi o edifício principal da Universidade de Bolonha e atualmente abriga a Biblioteca Municipal Archiginnasio e o Teatro Anatômico.
A Biblioteca é a maior da Emilia-Romagna, criada para guardar os livros recolhidos desde o encerramento das ordens religiosas feitas por Napoleão.
Atualmente, possui 850.000 volumes e panfletos, incluindo 2.000 incunábulos, cerca de 15.000 edições do século XVI, 8.500 manuscritos, cartas, coleções de autógrafos, gravuras e desenhos e 250 arquivos, todos de extrema importância, uma vez que se referem a história civil, cultural, religiosa e social de Bolonha e seu território.
O nível superior do edifício abriga o Teatro Anatômico, construído em 1636 usado para palestras e exibições de anatomia.
As duas estátuas principais que decoram as paredes representam Hipócrates e Galeno, os médicos mais proeminentes da Grécia e de Roma, respectivamente. Outra estátua na parede oposta à cadeira representa um médico segurando um nariz na mão: é um retrato do nativo de Bolonha Gaspare Tagliacozzi, um dos pioneiros da rinoplastia.