Pular para o conteúdo principal

MUSEU PERGAMON

O Museu Pergamon (Pergamonmuseum) foi construído de fragmentos de cidades antigas entre 1912 e 1930. Sua impressionante coleção é somente comparável ao Museu Britânico.

Abriga uma das mais famosas coleções de antiguidades da Europa e deve seu nome ao famoso altar de Pérgamo, que tem lugar de honra no salão principal.

Destaques

  • Portão de Ishtar, da Babilônia: (século 6 a.C.) tijolos esmaltados originais decoram o imenso portão e a Passagem dos Cortejos que leva a ele.

    Portão de Ishtar
  • Portão do Mercado de Mileto: (século 120 d.C.) com 16m de altura, este portão se abria para o mercado sul de Mileto, cidade romana da Ásia Menor.

    Portão do Mercado de Mileto
  • Altar de Pérgamo: (século 170 d.C.) o grande friso retrata uma batalha entre deuses e titãs, no qual aparece a deusa Atena.

Curiosidade

A mulher mais poderosa da Alemanha e uma das mais poderosas do mundo, a chanceler alemã Angela Merkel, mora com seu marido em um prédio que fica na frente do Museu Pergamon, no número 6 da rua. É super discreto, sem grades ou guaritas. O que se pode ver é um policial que está sempre andando de lá para cá e geralmente há um carro de polícia parado por perto.