Pular para o conteúdo principal

INTRODUÇÃO

Berlim é a capital da Alemanha, país da Europa central.

Com uma população de 3,5 milhões, é a maior cidade do país.

O centro da capital é cortado pelo rio Spree. No bairro Spandau o rio encontra o rio Havel, que flui do norte para sul.

Berlim tem fama de ser o CENTRO EUROPEU DA CULTURA, graças à chamada Ilha de Museus, às suas três Casas de Ópera, à Orquestra Filarmônica, aos cinemas e teatros, ao Festival Internacional de Cinema, às três universidades, às quatro escolas de belas-artes e aos 250 centros universitários de pesquisa.

ECONOMIA

O comércio e o desenvolvimento tecnológico são importantes para a economia de Berlim, que é também centro industrial. Ali se fabricam produtos eletrônicos, maquinários, produtos químicos, têxteis etc.

Siemens, uma empresa listada na Fortune Global 500, está sediada em Berlim. Também tem sede na cidade a segunda maior companhia aérea alemã Air Berlin.

HISTÓRIA

Berlim foi fundada no começo do século XIII. No século XV, príncipes alemães fizeram dela sua capital. Cidade-sede do reino germânico da Prússia durante a maior parte dos séculos XVIII e XIX, tornou-se mais tarde a capital da Alemanha.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Berlim foi alvo de pesados bombardeios e lutas sangrentas. Mais de 150 mil berlinenses morreram, e a cidade ficou praticamente destruída.

A Alemanha perdeu a guerra para os países conhecidos como Aliados, que dividiram a nação em dois países: Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental. Berlim Oriental tornou-se capital da Alemanha Oriental. (A capital da Alemanha Ocidental era Bonn.)

Cerca de 2,5 milhões de pessoas fugiram de Berlim Oriental para Berlim Ocidental entre 1949 e 1961. Para evitar que mais pessoas saíssem, a Alemanha Oriental construiu um muro dividindo Berlim. O Muro de Berlim era fortemente vigiado, e separou Berlim Oriental de Berlim Ocidental por quase trinta anos.

O governo comunista da Alemanha Oriental foi extinto em 1989. O povo começou a derrubar o Muro de Berlim. Em 1990, as duas partes da Alemanha e de Berlim foram reunificadas, e Berlim passou a ser novamente a capital de toda a Alemanha.

Desde a reunificação alemã, em 1990, Berlim tornou-se um ponto turístico cada vez mais popular.