Pular para o conteúdo principal

GENDARMENMARKT

A Gendarmenmarkt é uma praça localizada no centro histórico de Berlim, considerada por muitos berlinenses como a praça mais bonita da cidade.

Nela estão três belos e harmoniosos edifícios: no centro a Konzerthaus (Casa de Concertos) e as quase idênticas Französischer Dom (Catedral Francesa), e a Deutscher Dom (Catedral Alemã). No centro da praça tem ainda uma estátua do poeta Friedrich Schiller.

A praça tem uma história interessante: Quando os huguenotes (protestantes franceses) foram expulsos da França, o kaiser da Prússia ofereceu abrigo na cidade. Para atraí-los (na época, pouca gente queria morar em Berlim), ofereceu-lhes uma catedral. Mas aí os alemães reclamaram que também queriam uma para si. Sem problemas: construiu-se então, no final do século XVIII, as duas igrejas, francesa e alemã, uma de cada lado da praça. No meio delas, uma maravilhosa casa de concertos. Os edifícios todos foram seriamente avariados por bombardeios na segunda guerra, mas hoje, restaurados, valem a visita.

Atualmente ao redor da praça existem muitos restaurantes, cafés, lojas e hotéis de luxo. Lá acontece um dos Mercados de Natal mais bonitos de Berlim.