Pular para o conteúdo principal

TORRE DE TV

A Torre de TV (Fernsehturm) e conhecida como Telespargel (Teleaspargo). Com 365m, é a estrutura mais elevada da cidade, e a segunda mais alta da Europa.

A torre foi construída pela DDR (Deutsche Demokratische Republik) justamente para mostrar a supremacia tecnológica da ex-Alemanha Oriental (quem estava do lado ocidental era obrigado a olhar para ela também).

Uma das atrações da torre é o café giratório. Uma volta inteira leva cerca de meia hora, o que torna possível uma vista aérea de toda a cidade enquanto se toma um cafezinho.

Curiosidade

Conta-se que os arquitetos não foram convidados para a inauguração como é de costume e o motivo seria que as autoridades teriam se irritado por causa do reflexo em forma de cruz que se forma quando o sol brilha sobre a cúpula de aço da torre. Numa alusão a atitude ateísta do governo comunista e a discriminação contra as instituições religiosas em Berlim Oriental, esta cruz luminosa ficou conhecida como “A Vingança do Papa”. Mas este efeito não foi previsto nem planejado pelos arquitetos.