Pular para o conteúdo principal

ALEXANDERPLATZ

Alexanderplatz é a maior praça urbana de toda a Alemanha e é um ponto de encontro central em Berlim, localizado no distrito de Mitte.

No seu centro está a grande estação de trem Alexanderplatz com conexões para muitas linhas de metrô (U-Bahn), trams (Strassenbahn), trens (S-Bahn) e ônibus.

Estação de trem Alexanderplatz

É comumente chamada de “Alex” pelos moradores locais. Tornou-se um importante centro comercial após a construção da estação de trem em 1882, o Mercado Central em 1886 e a loja de departamentos Tietz.

Muito foi destruído durante a Segunda Guerra e somente nos anos 60 começou a ser reconstruída, ganhando novos prédios e construções. Em muitos destes prédios pode-se ver o estilo de construção do regime comunista.

Hoje é um dos pontos mais movimentados da cidade. Nela se encontra a loja de departamentos Galeria Kaufhof, as lojas de eletroeletrônicos Saturn e Media Markt, drogarias e lojas de roupa como Primark. A poucos metros da está o shopping center Alexa que foi inaugurado em 2007 e abriga mais de 180 lojas.

Destaques

  • Torre de TV (Fernsehturm) que com seus 368 m de altura é uma das construções mais altas da Europa.

    Torre de TV (Fernsehturm)
  • Urania-Weltzeituhr, um grande relógio que mostra os nomes de diversas cidades do mundo com as suas respectivas horas;

    Urania-Weltzeituhr
  • Fonte da Amizade Internacional, uma fonte com 23 m de diâmetro que foi construída em 1970 durante a remodelação da praça.

Curiosidade

A praça já serviu de palco para gravações de cenas de diversos filmes, entre eles Good Bye Lenin e A Supremacia Bourne.