Categories: BARCELONA

SAGRADA FAMÍLIA

Sagrada Família é o grande templo católico desenhado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, e considerado por muitos críticos como a sua obra-prima e expoente da arquitetura modernista catalã.  O projeto foi iniciado em 1882 quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida, os últimos quinze de forma exclusiva.  A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola e não se estima a conclusão para antes de 2026, centenário da morte de Gaudí.

Foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, no ano de 2005 (apenas a parte construída por Gaudí na Sagrada Família, ou seja, a cripta e fachada da Natividade).

É um templo expiatório, construído com os donativos dos fiéis.  As obras do templo são financiadas pelo dinheiro arrecadado com os ingressos.

Foi projetada para ter três grandes fachadas: a Fachada da Natividade, quase terminada por Gaudí ainda em vida, a Fachada da Paixão, iniciada em 1952, e a Fachada da Glória, ainda por completar.

O templo, quando estiver terminado, disporá de 18 torres, quatro em cada uma das três entradas-portais.

   

FACHADA DA NATIVIDADE

A fachada tem três pórticos:

  • Pórtico da Caridade (Porta de La Caritat), no meio. Nele estão representadas cenas no nascimento de Jesus. No alto da coluna aparece a estrela do Natal, a Anunciação, e a coroação da virgem em um nível superior.
  • Pórtico da Esperança (Porta de l’esperança), na esquerda. Dedicado a São José. Nele aparece também a matança dos santos inocentes e a fuga para o Egito.
  • Pórtico da Fé, na direita. Nele aparece o jovem São José trabalhando, a visita de Maria a Isabel, e a apresentação de Jesus no templo. A mão com o olho no meio representa a Divina Providência, o Deus que tudo vê.

A fachada está coroada por quatro torres. As escadas localizadas no interior das torres recebem luz natural de suas inúmeras janelas, que também favorecerão a acústica dos sinos, quando forem nelas instalados.

Obs.: Esta fachada foi eleita por Gaudí para dar uma percepção global da estrutura e decoração do templo: como era consciente de que não poderia terminar o projeto no decurso da sua vida, em vez de ir construindo o templo no seu conjunto de jeito linear preferiu construir uma fachada completa em toda a sua verticalidade, para dar uma amostra completa de como devia ser o resto.

 

FACHADA DA PAIXÃO (Façana da Passió)

Esta fachada foi inteiramente realizada depois da morte de Gaudí. Sob a responsabilidade de Josep Maria Subirachs (falecido em abril de 2014), seguindo seu estilo pessoal e inspirando-se em Gaudí, a fachada mostra guerreiros cujas cabeças lembram muito as chaminés de La Pedrera.

As seis colunas sobre as quais se apoia a fachada estão inspiradas nos troncos das gigantescas sequoias americanas.

Dedicada à Paixão de Jesus, reflete o sofrimento de Cristo na sua crucificação. Por isso concebeu uma fachada mais austera e simplificada, sem ornamentação, onde destacasse a nudeza da pedra, semelhante a um esqueleto reduzido às linhas simples dos seus ossos.

As imagens representam os últimos dias na vida de Jesus, com cenas de sofrimento representadas em três níveis da fachada:

  • Nível inferior: contém as cenas da última noite de Jesus antes da crucificação (a última ceia; o beijo de Judas; a negação de Pedro; o “Ecce Homo”(“Eis o homem”, dito por Pilatos) e Jesus com a coroa de espinhos; e por último o Julgamento de Jesus, em que Pôncio Pilatos lava as mãos.
  • Nível meio: representa o Calvário de Jesus. Aparece em primeiro lugar o Soldado Longino, que cravou sua lança em Jesus, embora depois tenha se convertido ao cristianismo; Verônica, que mostra a marca do rosto de Jesus e As três Marias e Simão de Cirene na cena em que ajuda com a cruz de Jesus, rodeado pela Virgem Maria, Maria Madalena e Maria de Cleofas.
  • Nível superior: representa a Morte e o enterro de Jesus. Na crucificação aparecem as três Marias e São João. No Enterro estão José de Arimatéia e Nicodemo depositando o corpo de Jesus no sepulcro, junto à Virgem Maria. O ovo é o símbolo da ressurreição.

FACHADA DA GLÓRIA (Façana de La Glòria)

Ainda está sendo construída. Atualmente se assemelha a um canteiro de obras, começadas em 2002. Quando estiver finalizada, será a fachada principal do templo, a maior e mais monumental, que dá acesso à nave central.  As portas da fachada já estão no lugar, com frases do Pai Nosso em 50 idiomas diferentes.

É dedicada à Glória celestial de Jesus, e representa o caminho ascensional a Deus: a Morte, o Julgamento Final e a Glória, bem como o Inferno, para os não tementes a Deus.

O pórtico terá sete grandes colunas dedicadas aos sete dons do Espírito Santo; nas suas bases aparecerão os sete pecados capitais e nos capitéis as sete virtudes. Dessa forma, haverá sete portas dedicadas aos sacramentos e às petições do Pai Nosso. Na fachada estarão representados: Adão e Eva, como origem do ser humano; São José no seu trabalho de carpinteiro; a Fé, a Esperança e a Caridade representadas pela Arca da Aliança, a Arca de Noé e a Casa de Nazaré; a Virgem Maria; as hierarquias angélicas e Jesus no Julgamento Final, com o Espírito Santo em forma de rosácea e Deus Pai, formando a Trindade.  A fachada completar-se-á com grandes nuvens iluminadas que conterão o Credo e o Gênesis, sobre 16 grandes lanternas dispostas em ordem ascendente. As torres serão as mais altas das três fachadas, e serão dedicadas a São Pedro, São Paulo, Santo André e São Tiago Maior.

A abside ocupa a cabeceira do templo, entre as fachadas da Natividade e a Paixão.

 

O INTERIOR

Assim que entrar, preste atenção nos maravilhosos e coloridos vitrais. O principal deles representa a ressurreição, enquanto os laterais simbolizam santos e santuários.

No grande espaço central, você terá uma sensação de harmonia com a natureza. As colunas sobre as quais o templo está apoiado são como troncos de árvores, por entre os quais os raios de sol se filtram como em uma floresta. Gaudí mais uma vez se inspirou na natureza para combinar, de forma harmônica, o estético e o funcional.

O claustro da Sagrada Família também é diferente de todos os outros já vistos. Quando estiver finalizado, rodeará todo o templo, funcionando como elemento de isolamento e proteção do meio externo.

Assim como o exterior, o interior terá um grande significado religioso: a cúpula da abside estará coberta com um mosaico representando as vestimentas de Deus cobrindo a abóbada celeste, e do trifório mais alto da abside suspender-se-á uma lâmpada de sete braços que simbolizará o Espírito Santo. O altar ficará enquadrado por um arco triunfal com o Calvário de Jesus, completando assim a Santíssima Trindade.

Veja no vídeo abaixo como será a construção da Sagrada Família até seu término em 2026.

jmcpalazzo

Share
Published by
jmcpalazzo

Recent Posts

INTRODUÇÃO

É a capital administrativa da Suíça. Situada no centro do país, tem uma área de…

7 meses ago

BÄRENGRABEN

O Parque dos Ursos foi inaugurado em 2009. Com 6.000 m², é um parque moderno…

7 meses ago

BÄRENPLATZ

A Bärenplatz (praça do urso) tem esse nome por causa da toca do urso que…

7 meses ago

BERNISCHES HISTORISCHES MUSEUM

O Museu Histórico de Berna possui extensas coleções sobre a pré-história e a história antiga…

7 meses ago

INTRODUÇÃO

Basileia está localizada no noroeste da Suíça e faz fronteira com a Alemanha e com…

7 meses ago

AUGUSTINERGASSE

A Augustinergasse é uma viela pitoresca que segue ao norte da Münsterplatz, ao longo das…

7 meses ago