MIRADOR DE COLOM
O Mirador de Colom (em espanhol, “Colón”) é um dos ícones de Barcelona. A construção da homenagem ao navegador fez parte da grande reforma da orla de Barcelona, motivada pela Exposição Universal de 1888. A estátua de Colombo mede sete metros de altura e foi feita em bronze pelo escultor Rafael Atché.
No alto de uma grande coluna de 60 metros de altura, o navegador Cristóvão Colombo aponta seu dedo em direção às Américas, segundo uns, e para a saída de Barcelona pelo mar rumo às Américas, segundo outros.
Se seu senso de direção for bom, logo perceberá que na verdade Colombo está apontando na direção quase oposta às Américas. Mas já imaginou como teria ficado esquisita a estátua apontando para Las Ramblas?
Dentro da coluna existe um elevador que leva os turistas até um pequeno mirante na base da estátua de Colombo.
Na base da coluna há oito estátuas de leões e oito relevos reproduzindo momentos históricos protagonizados por Colombo.
Em maio de 2012, uma pane no elevador, que leva até o mirante, ocasionou um espetacular resgate de 6 turistas que tinham ficado presos no topo do monumento. Um grande guindaste foi usado para poder tirar os turistas pela parte superior do monumento, uma vez que o elevador danificado bloqueava a saída pela coluna do monumento. Depois do incidente, o monumento foi interditado. Durante o ano seguinte, passou por vários trabalhos de reforma e modernização até sua reabertura no verão de 2013.
O Mirador foi motivo de controvérsia em 2013, quando a Nike, fornecedora do equipamento esportivo do FC Barcelona, assinou um acordo com a prefeitura de Barcelona, permitindo que a empresa vestisse a estátua com uma gigantesca camiseta do Barça, em troca de um pagamento em dinheiro por parte da Nike.