Pular para o conteúdo principal

MONUMENTO NACIONAL

Este obelisco homenageia os holandeses mortos durante a Segunda Guerra.

Erguendo-se no centro da praça Dam, o monumento foi inaugurado em 1956 pela rainha Juliana da Holanda. Desde então todo dia 4 de maio há o Remembrance Day, dia em que o rei coloca uma guirlanda no monumento. Esse evento comemora também outros cidadãos holandeses perdidos em outros conflitos e missões de paz. O Liberation Day, o dia seguinte, marca o fim da ocupação nazista na Holanda.

Uma das características mais marcantes é o Relevo da Paz, que retrata quatro figuras masculinas acorrentadas demonstrando a miséria da época da guerra. Na sua frente, há dois leões, símbolos do brasão de armas do país. Na parede de trás foram colocadas urnas com terra de todas as províncias holandesas e ex-colônias na Indonésia, Antilhas e Suriname.

Curiosidade

Por se tornar um símbolo de liberdade, na década de 1970, o monumento tornou-se ponto de encontro para hippies, que ocuparam a praça e dormiram próximo à enorme escultura. Isso acontecia com tanta regularidade que o termo “Damslapen” (os que dormem em Dam) era usado para se referir aos invasores, que foram mais tarde removidos pelas autoridades locais. Esse fato foi mostrado no filme de 1971 “Puppet on a Chain” quando o personagem caminha pela multidão de hippies.