Originada de uma igreja de madeira construída no século XIII em um cemitério sobre um banco de areia, a Oude Kerk é a mais antiga construção da cidade, consagrada em 1306.

Sua localização é uma contradição moral por estar no bairro da Luz Vermelha; no entanto ainda é um refúgio tranquilo no coração frenético do bairro.

Esta igreja de estilo gótico recompensa seus visitantes com um dos melhores carrilhões no país, o mais antigo sino de igreja da cidade (1450), e um impressionante órgão Christian Müller que ainda é usado em recitais.

Há 2500 sepulturas na Oude Kerk, onde estão enterrados 10 mil cidadãos de Amsterdã, incluindo a primeira esposa de Rembrandt, Saskia van Uylenburgh. O próprio Rembrandt visitou Oude Kerk muitas vezes, e seus filhos receberam a primeira comunhão no local.

O MILAGRE DE AMSTERDÃ

No dia 12 de março de 1345, alguns dias antes da Páscoa, Ysbrand Dommer, pressentindo que a sua vida chegava ao fim, mandou chamar o pároco da igreja de Oude Kerk para receber a Santa Eucaristia. Porém, assim que o doente recebeu a Comunhão vomitou tudo numa bacia e o vômito foi jogado na lareira acesa. No dia seguinte Ysbrand estava perfeitamente bem de saúde. Uma das empregadas que cuidavam dele, aproximou-se da lareira para atiçar o fogo e viu uma estranha luz com a Hóstia ao centro. A mulher começou a gritar e toda a vizinhança correu para ver o que tinha acontecido. Ysbrand recolheu a Hóstia, envolveu-a num lenço, colocou-a numa caixa e levou-a imediatamente ao pároco. Mas o Milagre continuou: o sacerdote teve que voltar na casa do doente três vezes para pegar a Hóstia, porque ela sempre regressava à casa de Ysbrand. Foi decidido então que a casa deveria ser transformada numa capela. No dia da Páscoa, todas as testemunhas do Milagre e o prefeito do povoado de Amstel redigiram um detalhado relatório dos acontecimentos que foi entregue ao Bispo de Utrech, Jan van Arkel, quem autorizou o culto do Milagre. No ano de 1452 a capela foi destruída num incêndio, mas o Ostensório que guardava a Sagrada Partícula ficou ileso. No ano de 1665 o Conselho da cidade autorizou o padre Jan van der Mey a transformar em capela uma das casas do ex‑convento das Beguinas. O Ostensório foi transferido para lá, mas pouco tempo depois foi roubado. Ainda hoje o Santíssimo é permanentemente exposto para homenagear o Milagre. Os únicos objetos que recordam esse Milagre Eucarístico são a caixinha que continha a Hóstia, os documentos que relatam o Milagre e algumas pinturas conservadas no Museu Histórico de Amsterdã. Todos os anos, na noite anterior ao Domingo de Ramos, em memória do Milagre se realiza uma silenciosa procissão (Stille Omgang).

jmcpalazzo

Share
Published by
jmcpalazzo

Recent Posts

INTRODUÇÃO

Basileia está localizada no noroeste da Suíça e faz fronteira com a Alemanha e com…

2 semanas ago

AUGUSTINERGASSE

A Augustinergasse é uma viela pitoresca que segue ao norte da Münsterplatz, ao longo das…

2 semanas ago

BARFÜSSERPLATZ

Esta praça é cercada por edifícios construídos nos séculos XIX e XX. O nome se…

2 semanas ago

BASLER MÜNSTER

A monumental Catedral de Basileia teve sua construção iniciada no século XII. Foi parcialmente danificada…

2 semanas ago

DREILÄNDERECK

O Dreiländereck é um monumento que marca o tríplice ponto de encontro das fronteiras da…

2 semanas ago

JÜDISCHES MUSEUM DER SCHWEIZ

O Museu Jüdisches é o único museu judaico da Suíça. Ilustra a religião, os costumes,…

2 semanas ago