BASÍLICA SANTA MARIA GLORIOSA DEI FRARI
Esta ampla igreja gótica é mais conhecida como Frari (uma derivação de frati, ou irmãos). É caracterizada pelo simples e inexpressivo exterior que contrasta com o majestoso interior. O campanário tem 83 m de altura e é o segundo mais alto da cidade.
A igreja foi construída em ladrilhos no estilo gótico italiano pelos franciscanos, durou 100 anos e terminou em meados do século XV.
O amplo Interior é notável por seu tamanho e qualidade de suas obras de arte, que incluem obras-primas de Ticiano e Giovanni Bellini, uma escultura de Donatello e vários túmulos grandiosos.
Destaques
- Assunção da Virgem: esta brilhante obra de Ticiano (1518) faz o olhar do visitante cruzar o coro dos monges e se fixar no altar.
- Coro dos monges: consiste em três fileiras de cadeiras (1468) entalhadas com baixos-relevos de santos e cenas da vida em Veneza.
- Madona e o Menino de Bellini: esta peça de altar da sacristia de Bellini (1488) é uma das mais lindas pinturas renascentistas de Veneza.
- Túmulo de Canova: Canova projetou, mas nunca construiu, uma pirâmide neoclássica de mármore que seria um monumento a Ticiano. Quando Canova morreu em 1822, seus alunos usaram projeto similar para seu túmulo.