BASÍLICA SANTI GIOVANNI E PAOLO
A Basílica Santi Giovanni e Paolo, chamada pelos venezianos de San Zanipolo, é a maior igreja de Veneza e uma das mais surpreendentes. Foi construída pelos dominicanos no século XIV, é devotada aos santos João e Paulo e é notável por sua amplidão e austeridade arquitetônica.
Abriga monumentos dedicados a 25 doges. Entre eles, há belas obras de arte executadas pela família Lombardi e por outros escultores.
Lá se encontra a Virgem da Paz, uma estátua bizantina tida por milagrosa situada numa capela própria na nave meridional, e um pé de Santa Catarina de Siena. Em função de abrigar essa relíquia a igreja foi elevada ao nível de basílica.
Também estão expostos os quadros de artistas como Giovanni Bellini, Paolo Veronese e Giovanni Battista Piazzetta.
Destaques
- Túmulos dos Doges: o magnífico monumento renascentista esculpido para o doge Nicolò Marcello morto em 1474 e o soberbo túmulo de Pietro Mocenigo foram feitos por Pietro Lombardo. O túmulo de Andrea Vendramin, a obra-prima que tem a forma de um arco triunfal romano, também foi feita por Lombardo.
- Políptico de Bellini: a pintura mostra São Vicente Ferrer, um sacerdote espanhol, ao lado de São Sebastião e São Cristóvão.