RUA ISTIKLÂL (Istiklâl Caddesi)
Seguindo a linha do bonde antigo vê-se a torre octogonal de pedra conhecida como Maksem, na esquina com a Taksim Caddesi. Datada de 1832, ela tem um reservatório do qual restam casinholas de pássaros esculpidas e os vestígios de uma fonte. Hoje a torre abriga uma galeria de arte.
À direita fica o Centro Cultural Francês e à esquerda, descendo até o no. 127 está a tradicional loja de doces Haci Bekir, de 1777.
Mais adiante está o mercado de flores Çiçek Pasaji construído pelo arquiteto italiano Michel Capello em 1856 e hoje repleto de restaurantes.
Retornando à Sahne Sokak há uma passagem pelos arcos do Salão de Espelhos. O interior neorrenascentista, com pisos de mármore e estátuas clássicas, era iluminado por lâmpadas de gás e a luz era ampliada por espelhos.
Na Mesrutiyet Caddesi está o Consulado Geral Britânico e a TRT (Rádio e Televisão Turca). Mais adiante está o refinado Museu de Pera (antigo Bristol Hotel), onde a família filantropa Koç expõe sua coleção de arte e de azulejos turcos.
A rua Istiklal Caddesi é ladeada por prédios residenciais do século XIX e por edifícios de embaixadas europeias. Entre os principais destaques da rua está o Pera Palace Hotel, que ainda conserva o charme do passado. Aberto em 1892, recebeu diversos hóspedes ilustres como Agatha Christie, Ernest Hemingway, Alfred Hitchcock, Greta Garbo e Jackie Onassis. O Pera Palace tornou-se lenda entre os mais famosos hotéis do mundo.
Outro destaque da rua é o Mosteiro Mevlevi, que sobreviveu como um pequeno museu do sufismo. No último domingo do mês há apresentações de dança dos dervixes rodopiantes.
A rua Istiklal é uma excelente área de compras durante o dia, com lojas de marcas famosas como Mango, Sephora, Clinique, entre outras, e bastante movimentada à noite, devido aos restaurantes, bares e casas noturnas.