TORRE DE PISA
A famosa Torre de Pisa foi originalmente construída como um campanário do Duomo. Iniciada por Bonano Pisano em 1173 em uma área com subsolo arenoso. Parou uma década depois, quando as três primeiras camadas da estrutura começaram a inclinar. Em 1272 o trabalho foi retomado e os construtores tentaram apoiar as fundações para se evitar a inclinação, mas as tentativas foram em vão. Apesar disso continuaram construindo gradualmente a torre compensando sua inclinação criando uma curva sutil, com a forma de uma banana.
Ao longo dos séculos a torre se inclinou mais. Em 1993 eram 4,47m fora do prumo, mais de 5° de desvio da linha vertical. A solução mais recente foi fixar tirantes de aço em torno do terceiro andar, depois prender neles cabos de aço que foram então fixados nos prédios vizinhos. A tática manteve a torre no lugar enquanto engenheiros começaram a remover com todo o cuidado a terra por baixo das fundações a norte. Depois de 70 toneladas de terra terem sido extraídas desse lado, a torre reduziu sua inclinação para o nível do século XVIII. Especialistas acreditam que essa medida vai garantir o futuro da torre pelos próximos três séculos.
A inclinação da torre atraiu o cientista local Galileu Galilei, que realizou aqui seus famosos experimentos sobre a velocidade de queda dos objetos.