VILLA BORGHESE
A Villa Borghese é a enorme área verde repleta de árvores seculares, lagos e fontes. No início do século XIX a magnífica coleção de arte da famíla Borghese foi reunida no casino Borghese que hoje abriga o Museu e a Galleria Borghese. Entre estátuas e fragmentos de mármore antigo, são mantidas algumas das maiores obras-primas da escultura italiana dos séc. XVII e XVIII.
Em seus 6 quilômetros de circunferência existem museus, e galerias, academias e escolas de arqueologia estrangeiras, um zoológico, uma escola de equitação, um anfiteatro gramado, um lago artificial, um aviário, várias casas de verão, fontes, estátuas neoclássicas e prédios exóticos.
Roma sempre exerceu um grande fascínio sobre estrangeiros que, sucumbindo a seu encanto, ficaram por longos períodos ou até mesmo permanentemente. Goethe foi um deles.
O filósofo, artista, dramaturgo, romancista e botânico alemão Johann Wolfgang Von GOETHE (1749-1832) viveu na via Del Corso, numa casa que hoje é um museu. Na época ele estava trabalhando no diário que incorporou ao livro Viagem à Itália. A vida barulhenta nas ruas de Roma o irritava, principalmente durante o Carnaval, mas Roma o rejuvenesceu e seu livro tornou-se um dos mais influentes já escritos sobre a Itália.