TEATRO ALLA SCALA
O neoclássico Teatro Alla Scala inaugurado em 1778 é uma das casas de ópera de maior prestígio no mundo. Com o maior palco da Europa, recebe produções suntuosas e os cantores mais famosos.
Aqui foi o lugar de estreia de importantes óperas ao longo da história, como Otello e Nabucco de Verdi, ou Madame Buterfly, de Giacomo Puccini.
No La Scala eram frequentes apresentações de Rossini, Donizetti, Bellini e muitas composições de Verdi.
Verdi manteve uma relação muito próxima com o La Scala, embora durante muitos anos tenha recusado que representassem ali suas obras por estar convencido de que a orquestra modificava suas composições.
Milão possui uma longa tradição no que se refere à ópera, tendo produzido alguns dos mais famosos cantores e artistas da cena internacional. O teatro Alla Scala apresenta as mais famosas óperas do mundo desde sua inauguração e é reconhecido internacionalmente por seu design e sua acústica.
O nome do teatro vem do fato do mesmo ter sido construído no antigo local da igreja de Santa Maria alla Scala.
Com suas paredes adornadas de ouro e os camarotes revestidos de veludo vermelho, a casa tem espaço para mais de 3.000 espectadores.
O Museu Teatrale, ao lado do teatro, expõe cenários e figuras de produções passadas e objetos teatrais do período romano. A Ópera brasileira O Guarani, de Carlos Gomes, estreou aqui em 1870.
Grande parte do museu é dedicada ao trabalho de Giuseppe Verdi, uns dos mais famosos compositores de óperas da história.
No centro da praça em frente ao Teatro Alla Scala se encontra o Monumento a Leonardo da Vinci realizado pelo escultor Pietro Magni em 1872. Em um nível mais baixo estão outras esculturas que representam quatro alunos de Leonardo: Giovanni A. Boltraffio, Marco d’Oggiono, Cesare da Sesto e Andrea Salaino.